Beleza

Você está mantendo suas maquiagens limpas?

19/05/2015

Num período curto de tempo amigas diferentes vieram me falar que desconfiavam estar com alergia a alguns produtos de maquiagem que já usavam há algum tempo, por conta de irritações na pele. A minha sugestão foi primeiramente higienizar esses produtos. Por conta disso achei super importante fazer esse post.

Se você está com uma alergia ou não só um médico pode dizer. Eu acabei de ter uma alergia bizarra no olho, acharam até que era herpes (isso mesmo, existe herpes nos olhos) e na verdade era alergia a esmalte. Mas antes de considerar estar com uma alergia a um produto que você já usava, que pode rolar mesmo, é bom você ser se o seu produto não está cheio de bactérias do mal.

Mesmo quando eu estou trabalhando com maquiagem eu acho que ela é uma brincadeira deliciosa. Mas é uma brincadeira séria… A gente passa produtos em muitas regiões sensíveis do nosso rosto, como os olhos e a boca e é necessário cuidar desses produtos que a gente põe em contato com o nosso rosto para que não estejam contaminados.

O nosso corpo é tomado de bactérias. Nós temos mais bactérias do que células, sabia? Existem muitas bactérias boas, mas também existem as que nos fazem mal. Elas estão em todo lugar, mas tem alguns hábitos que ajudam as bactérias sinistras a ficarem mais distantes do nosso rosto.

E além disso tem as doenças, que são várias, que a gente pode ter ao compartilhar nossos produtos com as amigas e família (ou ser maquiado por um profissional, digamos, sujinho….). Eu há alguns anos atrás tive uma infecção na pele do meu rosto que fiquei meses tratando. Tive um surto de espinhas e quando fui no dermatologista me tratar e a primeira coisa que ele me perguntou era se havia me maquiado em algum lugar. E eu tinha sido maquiada (com mais umas 15 atrizes) para uma apresentação um mês antes…. além disso tem herpes, conjuntivite e tantas outras doenças que dá até nervoso de falar!

Não estou falando isso pra assustar ninguém mas pra fazer com que quem está lendo fique mais atento à higienização dos seus produtos. Desde a minha infecção na pele, e principalmente depois de começar a maquiar profissionalmente fiquei super chata com isso…

Então vamos lá!

Aponte sempre os seus lápis

hig2

Além de não correr o risco de se machucar com pedacinhos pontudos de madeira (quem nunca né!), apontar o lápis faz que toda a camada superficial do produto seja retirada. Apontar o lápis toda ver que usá-lo é exagero, mas aponte sempre que ficar com ele guardado por um tempo, ou emprestá-lo para outras pessoas.  Você também pode passar álcool 70% na ponta do lápis para dar uma limpada extra.

Borrife álcool 70% nos seus produtos em pó

hig3

Eu sempre coloco álcool 70% em um borrifador, que mora na minha mesa de maquiagem. De vez em quando limpo todos os meus produtos em pó com ele. Borrifo e deixo aberto pra secar totalmente. Uso todas as vezes que volto de um trabalho de maquiagem também!

Isso não vai estragar o seu produto. Uso tanto nos produtos mais baratinhos como nos mais caros e até hoje não tive nenhuma alteração na cor e textura. Passo nas minhas sombras, blushes e pós em geral.

Borrife álcool 70% nos seus produtos cremosos.

 hig4 hig5

Eu borrifo o álcool nos meus batons, corretivos, bases em bastão e deixo ele ali por alguns minutos. Esses produtos não irão absorver o álcool como os produtos em pós, então logo depois de uns 5 mins retiro toda a camada superior do produto com um lenço de papel.

hig6 hig8

Como cuidar da sua base líquida 

Caso sua base venha com pump ou não seja em bisnaga não se preocupe. Mas se ela tem uma boca larga por onde sai muito produto você deve tomar muito cuidado ao retirá-la do frasco, pois ela entrar em contato com a sua pele e voltar pra embalagem não é nada bom. (Só consigo me lembrar da Superstay 24hs da Maybelline e a Studio Fix Fluid da MAC que fazem essa estupidez….) Uma sugestão é pegar o produto com um palito de picolé ou colher de café descartável. Se você é maquiador profissional procure uma loja de produtos para profissionais de make que venda espátulas de metal, que servem pra isso mesmo.

Como cuidar da máscara de cílios, gloss, batom líquido, delineador

Tente não compartilhar sua máscara de cílios com outras pessoas. Se sentir que ela endureceu, se olho coçar logo depois de aplicá-la nos cílios jogue fora e compre outra. A duração de máscaras de cílios é curta mesmo.  Compartilhe o mínimo possível seus glosses e batons líquidos que venham com aquele aplicador característico. Se você for maquiador profissional coloque o produto na sua placa de metal e só então aplique-o na sua cliente.

Outras dicas importantes

Tentem não guardar as suas maquiagens no banheiro, ou em outro lugar muito úmido, umidade faz com que eles estraguem muito mais rápido, além de ser o paraíso das bactérias. Procure guardá-las em um lugar seco e arejado, mas que não bata sol diretamente, muito calor também vai estragar os seus produtos.

Sempre abra os seus produtos. Eu costumo dar essa limpada e deixar eles abertos e secando no sol de final de tarde ou da manhã (senão derrete/torra tudo né! hehehehe)

Sempre, SEMPRE MESMO, lave suas mãos antes de se maquiar.

Se você acha que pode estar com qualquer infecção na pele não passe nenhum produto, pois isso só piorará o seu problema. Além do risco de contaminar o produto.

Ah e mais uma coisa: maquiagem foi feita pra ser usada e não pra ficar escondida no fundo da gaveta. Sabe aquele batom maravilhoso que você ganhou e tem dó de usar? Vai estragar tá, então usa! E cai dentro sem medo de ser feliz hehehe

Se alguém mais alguma dica de como manter os produtos limpos pode deixar aqui! Vou amar saber!

Beijos

PS: E gente vocês viram essa matéria? É claro que é um caso extremo né! Mas não custa se cuida né… E obrigada pra Ágatha, minha aluna querida que me enviou essa matéria há um tempinho :*

http://revistamarieclaire.globo.com/Web/noticia/2015/04/australiana-fica-paraplegica-apos-contrair-infeccao-grave-por-usar-pincel-de-maquiagem-emprestado.html

 

You Might Also Like