Beleza

Em busca do côncavo perdido!

18/05/2015

Quem tem o hábito de se maquiar, ou já fez um cursinho sabe onde fica o seu. Mas a verdade é que muita gente não sabe onde fica o seu côncavo e nem o porquê dele ser tão importante.

O côncavo é o espaço que existe entre o osso que fica ao redor dos olhos e o globo ocular. Muitas pessoas conseguem ver exatamente esse espaço, mas algumas pessoas tem a região da pálpebra mais proeminente (ou seja: gordinha hehe), ou caída, e nesses casos acaba ficando mais difícil de saber, só de olhar, onde ele fica.

Essa região é importante pois ela delimita o ponta até onde devemos ir com a sombra. Ninguém aqui cometerá a atrocidade de passar sombra até a sobrancelha nééééam! E é justamente no côncavo que a gente aplica a sombra e faz o famoso esfumado nos olhos.

Marcar o côncavo na maquiagem, é como aprender o alfabeto para ler. É aquele primeiro passo fundamental pra qualquer maquiagem mais elaborada. Achei importante fazer esse post pra pois sem saber marcar o côncavo fica difícil de dar muitas dicas de maquiagem para os olhos.

conc3 Aqui no meu olho, na parte de cima dele, dá pra ver uma dobra na pele, no meu caso, é o meu côncavo. Na verdade esse pele minha é um pouco caída nessa região, mas de qualquer maneira isso não muda o local onde ele deve ser marcado. Mas nos olhos mais fáceis de maquiar aparece uma parte mais funda nessa região dos olhos. Nos olhos com pálpebra gordinha, a gente já não sabe direito onde fica. Nesse caso aconselho a ver onde é pelo tato mesmo. Encoste suas mãos lindas e maravilhosas no olho pra perceber onde fica esse espaço mais fundo entre o globo ocular e o osso.

Agora que você já sabe onde fica o seu côncavo, eu vou mostrar como marcá-lo. Esse é o passo fundamental de 90% das maquiagens que você provavelmente fará na sua vida. Marcar o côncavo funciona como colocar uma moldura em um quadro, mostra qual é a área onde você pode brincar com as sombras das mais diversas cores. Marcar o côncavo serve também para dar profundidade ao olhar.

Para marcar o côncavo você vai precisar de: uma sombra marrom e um pincel de esfumar:

A sombra que eu usei na foto é a Lancôme Color Design na cor Mochaccino Matte, e o pincel é o 217 da MAC. Mas qualquer sombra marrom sem brilho, e qualquer pincel de olhos gordinho e fofinho serve. (Pretendo dar dicas de produtos parecidos que eu gosto)

conc15 conc18

Para quem está começando o ideal é que a sombra não seja muito escura, para evitar acidentes 😉 É importante que a sombra seja matte, ou seja, sem brilho algum, pois se a sombra for cintilante a gente acaba perdendo o efeito de profundidade que ela dá nos olhos. Outro motivo pra usar uma sombra sem brilho é que o efeito desejado é fazer com que a maquiagem vá sumindo nas bordas sem ficar com uma linha aparente, e isso seria mais complicado de conseguir com um monte de brilho perdido no meio do caminho.

Então vamos lá!

A primeira coisa a se fazer é um traço, pequeno, da raiz dos cílios (do canto externo do olho) em direção à ponta da sobrancelha. Mas calma, não é pra ir até a sobrancelha, o certo é ir até a altura do seu côncavo.

Caso a sua sobrancelha seja muito curta não use ela como referência, faça apenas um traço no mesmo sentido do que eu fiz na foto.

Fica assim ó:

conc5 conc6

(Me senti com 90 anos de idade vendo o meu olho neste ângulo…)

Fazer este tracinho é importante para não ficar com uma aparência de olhos caídos. ESPECIALMENTE SE VOCÊ JÁ TEM A PÁLPEBRA CAIDINHA.

Agora a marcação é feita no côncavo mesmo. A minha dica é sempre começar pela parte de fora do olho, pois o lugar onde a gente começa a passar o pincel sempre fica com a cor mais forte, E o ideal é que a cor fique mais forte na parte de fora do olho, e que no canto interno fique bem suave, uma leve sombra.

Desse jeito aqui:

conc7 conc8

Se você tem uma pálpebra ‘gordinha’ tem que subir UM POUQUINHO com a sombra marrom. Mas é um pouquinho mesmo tá, não faz a maluca e vai até a sobrancelha não. Suba apenas o suficiente para ter uma parte pequena de sombra marrom aparente, e a sombra deve estar bem esfumada.

E está pronto!

Eu fiz com uma cor fraquinha de propósito mesmo, assim você pode colocar a cor que você quiser na pálpebra, e se você quiser algo mais dramático é só colocar sombra marrom escura e/ou preta.

Esse normalmente é o início da minha maquiagem nos olhos, mas se você é muito básica ou suave só isso já faz uma diferença 😉

Fotos com e sem o côncavo marcado pra comparar:

                      conc22 conc21

Tirei as duas fotos com a pele pronta, neste dia continuei só com o côncavo marcado, mas poderia ter incrementado bastante a maquiagem a partir daí.

Vocês já sabiam marcar o côncavo? Ficaram com alguma dúvida?

Beijos e até a próxima!

You Might Also Like