Beleza, Uncategorized

“Eu nunca me maquio…” Calma gente isso não é um problema!

27/05/2015

Quando eu falo que trabalho com maquiagem, ou alguém me pergunta algo sobre o assunto eu sempre escuto de alguém:

“Eu não entendo nada de maquiagem”

Ou:

“Eu só uso rímel, tinha que usar mais coisas”

Para gente! Você não tinha quê nada não!

Eu sempre falo que ninguém TEM que se maquiar e nem TEM que aprender. Você só TEM que fazer e o que você quer e o que você gosta, afinal é o seu próprio corpo que está em questão.

Quando eu resolvi fazer o blog, ou quando eu converso sobre maquiagem a minha ideia é só ensinar coisas simples que eu sei, ou falar de produtos que acho bons, ou ruins para que quem tem algum interesse sobre o assunto mas não sabe por onde começar não se sinta tão perdido.

O problema que eu vejo quando eu escuto essas frases é que elas vem com uma certa culpa. Como se fosse uma falha ou uma falta de feminilidade não usar maquiagem. E não é não tá! A maquiagem me mostrou ensinou coisas maravilhosas e eu recomendo pra todo mundo, mas não é para ser uma pressão, é para ser um prazer.

Eu não estou falando que é pra você não experimentar se maquiar. Imagina! Eu acho um ato tão delícia que eu quero mais que todo mundo experimente!

Agora vou falar de algumas coisas que me fizeram gostar tanto de maquiagem, e que vão além do me deixa mais bonita.

Os dias são corridos e falta bastante tempo pra fazer coisas que eu gostaria, mas quase todo dia eu dou uma parada de pelo menos 10 min pra me maquiar. Na maioria das vezes esse é o único momento do meu dia em que eu fico quieta, em silêncio sem pensar em mais nada além do que eu estou fazendo. E nossa isso me faz um bem enorme. Acho um momento tão meu…. Um momento de contato comigo mesma, sabe?

Por causa da maquiagem eu conheci meu rosto. Sei como é a minha pele a textura dos vários pedacinhos do meu rosto, e também aprendi sobre as formas dele, como é o meu olho a minha estrutura óssea. Pra mim, me conhecer foi o primeiro passo pra me aceitar mais. Não que eu não tenha conflitos com a minha aparência, sou uma pessoa normal e tenho as minhas neuras, mas posso dizer que as minhas são muito mais domadas hoje.

Também aprendi com a maquiagem que o que a gente vê nas revistas, no cinema e na tv é uma mentira. Pessoas de verdade não tem aquela aparência perfeita o tempo inteiro (pelo menos 99% das pessoas do mundo). Eu era tão ingênua antes que eu olhava uma famosa numa propaganda com uma foto ‘natural’ e pensava ‘uauuu que maravilhosa’ e não parava pra pensar que aquilo tudo é minimamente pensado, até a cara de sou naturalmente linda é milimetricamente pensada. Isso foi tão bom pra mim! Desde então eu sempre encaro a maquiagem como uma brincadeira, eu nem tenho livro de colorir pois já relaxo muito me colorindo hehehe (acho a proposta do livro maravilhosa também tá!). E não é que logo de cara as gente acerta todas as maquiagens, eu errei muito, e erro até hoje, mas eu lavo o rosto e tudo está resolvido!

É claro que a gente também vai aprendendo a valorizar o que tem de bom e suavizar o que não é tão legal assim, mas o importante é não fazer disso uma muleta. Os meus problemas de auto estima tem que ser resolvidos de verdade, eu não posso depender de base e corretivo para estar bem.

Essa frase aqui resume tudo pra mim:

“Nenhuma quantidade de maquiagem pode mascarar um coração feio”

                                                                                    Kevyn Aucoin

Então meus amores a gente é importante pelo o que é pro mundo. Cílios e bocas coloridas são legais,  mas são muito pouco comparados à pessoas que se amam se cuidam e que conseguem fazer o mesmo pelos outros. É, importante falar do outro né, falei tanto para nós olharmos para nós mesmos que acabei não falando do quanto é bem ver isso se espalhando pelas pessoas ao nosso redor. Eu não quero ficar linda sozinha, quero que todo mundo fique comigo!

Beijos!

PS 1 : A imagem da Barbie é do artista Eddie Aguirre, feita para a revista NOVA do México.

PS2: Kevyn Aucoin foi um maquiador muito importante da década de noventa e faleceu jovem. Sou fã do trabalho dele e recomento muitíssimo que os maquiadores e pessoas que amam muito maquiagem conheçam o trabalho dele.

You Might Also Like