Uncategorized

Acne e alimentação – a minha experiência

17/07/2015

*A imagem não é de minha autoria, foi retirada da internet.

Eu sempre tive a pele muito oleosa, tive algumas espinhas na minha adolescência, que são bem normais, por conta das variações hormonais muito grandes que as garotas estão passando. Eu sempre cuidei, mesmo que mais ou menos, da minha pele, a minha irmã teve muitos problemas com acne e por conta disso minha mãe acabou me levando algumas vezes no dermatologista durante a adolescência, acho que por medo de que eu desenvolvesse algum tipo de acne mais severa. E a gente sabe que problemas de acne muito severa podem destruir a autoestima das adolescentes, conheci algumas pessoas que passaram por isso… 🙁

Mas graças à Deus minha acne sempre foi daquela normal, onde aparece uma espinha ou outra, nada muito dramático. A unica coisa que eu estranhei foi que ela não parou de aparecer… Eu sempre achei que com vinte e poucos anos as espinhas iriam parar de surgir no meu rosto, mas não pararam… Com uns 23 anos eu já estava há alguns anos sem ir ao dermatologista e acabei começando um tratamento, ele melhorou bastante a minha pele, mas nunca resolveu o problema.

E foi só nessa época que comecei a cuidar da minha pele de verdade mesmo. E cuido até hoje, todo dia. Pra mim passar creme antes de dormir e protetor depois de acordar é igual a escovar os dentes: vira um hábito, se não faço sinto falta, me sinto suja, sei lá! kkk Eu não estou falando que quem não passa creme e protetor na pele é suja(o) tá! É só uma sensação que eu tenho quando encosto a mão no meu rosto, me acostumei mesmo sabe… Mas por mais que cuidasse religiosamente da minha pele as malditas espinhas SEMPRE apareciam, na TPM apareciam um pouco mais, mas ao longo do mês ainda apareciam insistentemente

Até que descobri que o meu problema era com o leite.

E quando eu falo do leite eu não estou falando da lactose, e sim de uma proteína do leite a CASEÍNA A1. 

Peraí, vou começar do começo!

Antes de tudo quero deixar claro que não sou profissional da saúde, e que não estou recomendando nada pra ninguém aqui, estou apenas relatando uma experiência pessoal. Apesar de não estar recomendando nada pra ninguém eu acredito que nós devemos ter o cuidado de observar os sinais que o nosso corpo nos dá, ainda mais levando em consideração o fraco atendimento médico que a maioria da população tem.

Eu sou completa e absolutamente apaixonada por queijo, então foi meio difícil aceitar que eu não posso comer qualquer queijo (porque eu posso comer alguns – alívio hehehe), mas foi ficando tão claro que não faz bem pro meu corpo que foi ficando mais fácil de aceitar.

Eu já sabia que o leite não era muito legal pra mim há vários anos, pois acabava tendo gases e sensação de estufamento no estômago se tomasse uma quantidade maior de leite, então bebia só um pouquinho no meu café de manhã e não tomava mais durante o dia. Mas consumia queijos e creme de leite (delícias da vida kkk) normalmente.

Só que há um pouco mais de um ano estava na casa de uma tia em Friburgo (beijo tia Selma <3) e achei o leite que eles estavam tomando lá delicioso, e resolvi comprar pra minha casa quando voltei para o Rio. O leite era da marca Leitissímo, só que por engano levei algumas garrafas do leite de baixa lactose, e gente minha pele mudou! Ficou uma maravilha, até comentei isso com o meu marido e ele já deu uma olhada com aquela cara de ‘ah não, isso é frescura!’. Aí quando o leite que eu comprei acabou eu voltei a comprar o que já estava acostumada e voltei a ter espinhas. Nesse ponto eu passei a acreditar que o meu problema era com a lactose e comprei até a alma com baixa lactose, mas a resposta do meu corpo era irregular.

Até que no final do ano passado comecei a mudar a minha alimentação, adotei um estilo de vida e não de dieta tá! low carb (posso falar disso melhor em outro post, se vocês quiserem, me avisem!) e acabei lendo algumas coisas que falavam sobre a proteína do leite, que é chamada de caseína. O leite pode ter a caseína A1 ou a caseína A2, ou um pouco das duasVou deixar aqui embaixo alguns links de coisas que eu li para ir chegando a esta conclusão, além da experiência no meu próprio corpo, é claro!

Acontece que a caseína A1 é uma mutação que ocorreu há 10 mil anos atrás e nem todo ser humano se adaptou a essa mutação. Acontece que nem todo leite de vaca tem caseína A1, ou pelo menos não a possui em grande quantidade, isso depende da raça da vaca. Ou seja, se os produtos viessem com a informação de qual raça de vaca eles foram feitos, ou quanto e/ou qual caseína eles possuem a minha vida e a de muita gente seria bem mais fácil! Mas o único lugar onde eles falam qual caseína tem no leite, até o momento, é a Nova Zelândia. E bem me mudar pra lá não está em discussão neste momento hehehe

O que eu acho que aconteceu comigo foi que o Leitíssimo deve ter caseína A2, por isso ele me fez tão bem. Lendo alguns posts do Dr. Souto (o meu divo low carb hehehe) ele recomenda que quem desconfia de alguma intolerância alimentar fique pelo menos um mês sem aquele produto e depois recoloque-o na alimentação, pra poder ver se ele piora ou não a sua saúde. Aí eu fiz isso!

E gente! Isso foi muito bom pro meu corpo, além das espinhas, que são de longe o menor problema que o leite estava me causando, eu acabei perdendo um pouco de  peso (uhuuullll) e principalmente: meu intestino começou a funcionar direito. Desde criança eu sempre tive uma prisão de ventre absurda, fui em vários gastroenterologistas para tentar entender o porquê, já que sempre me alimentei bem, e principalmente resolver esse problema no mínimo desagradável, e foi só tirar o leite que a coisa toda mudou e passou a funcionar perfeitamente – como nunca antes! Ou seja mirei na pele acertei no intestino. hehehe E gente se as minhas espinhas me incomodavam um pouco a idéia de ter algum problema de saúde no meu aparelho digestivo, que apesar de nada grave nunca funcionou muito bem, me deixava muito tensa!

Hoje em dia eu penso nos problemas e desconfortos digestivos que eu tinha e fico me perguntando como eu pude não ter pensado nisso antes! Hoje eu entendo que aquilo me fazia mal e eu achava que aquele mal estar era normal….

Mas eu vi que a minha vida seria triste demais sem nada de queijo, e aí estudando um pouco sobre o assunto, vi que posso comer queijo de cabra <3 <3  também tenho comido laticínios de búfala e tem dado certo. Não é a mesma coisa, não existe creme de leite de cabra ou de búfula, por exemplo, mas dá pra levar o dia a dia numa boa sem ficar triste. Só é mais caro, mas é bom pois acabo não comendo tanto kkkk acabo sendo mais modesta nas porções pra não falir comprando queijo de cabra no mercado.

E gente uma vez ou outra eu como um queijo, em leite normal sim. A diferença agora é que eu como sabendo as reações que vai gerar no meu corpo (o que desanima de comer na maioria das vezes hehehe) e quando como aceito pagar aquele preço. Exemplo: fui pra Curitiba no final do mês passado e comi de tudo! Inclusive muito fondue de queijo, quando voltei pra casa ainda pensei ‘cara tenho certeza que vão rolar umas espinhas…‘ e gente só apareceu uma, mas foi uma das maiores que já tive na vida kkkk Daquelas internas que doem pra caramba, sabe?!…. Além da minha digestão, coitada, que ficou péssima e levou uma semana pra se organizar de novo… Mas valeu a pena, e eu sabia que isso aconteceria quando comi!

Acho que a questão principal é: nem tudo que a gente come faz bem pra gente. E cara, o leite é maravilhoso, um alimento ótimo, saudável pra quem digere ele direitinho, mas não é saudável pra mim….

Portanto se você tem muitos problemas digestivos e/ou já saiu da adolescência e tem uma acne persistente procure se informar sobre alergias alimentares. Eu tenho esse problema com o leite, mas tem muita gente que tem problemas com o glúten, com castanhas, corantes, amendoins e muitas outras coisas. Tem muitas pessoas que são intolerantes ao glúten e que quando param de consumi-lo também sentem uma melhora muito grande na pele (é claro que as espinhas são só a ponta do iceberg né gente). O objetivo do post é principal mostrar como coisas banais como espinhas podem revelar problemas maiores que a gente está tendo. E que ter uma pele bonita não é só passar um monte de produto, às vezes a gente precisa cuidar do que nos estamos colocando pra dentro do nosso corpo.

Vocês tem algum alimento que sentem que prejudica o corpo de vocês, ou tem algo que vocês acham que acaba influenciando na saúde da sua pele?

Vou deixar aqui uns links que li sobre o assunto caso alguém se interesse!

http://www.paleodiario.com/2015/01/a-inflamacao.html

http://asproteinas.com/doencas-do-leite-de-proteinas-associadas

http://www.drrondo.com/guia-do-leite-beneficios/

http://www.enxaqueca.com.br/blog/o-leite-a2/

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply